Aug 28, 2012

#113

Todo mundo sabe o basico do basico quando se fala em exigencias pra se fazer o match (gente, incluam o banheiro proprio nisso. Voz da experiencia falando). Mas uma coisa que ninguem pensa e todo mundo odeia quando vira obrigacao, ate que aprende a amar e tirar vantagem eh fazer as compras da semana pra host family.

Na minha primeira familia eu nunca nem vi a cor do cartao de credito da fofa. Ela toda semana ia no Safeway/Target/whatever fazer as compras, e eu nunca ia com ela, claro. Se fui 3 vezes foi muito. Dai que ela comprava as coisas do jeito dela, as marcas que ela queria e alguns itens da minha listinha (que juro gente, naquela casa era bagel/cream cheese/leite/cereal. E alguma comida pronta/congelada pra eu almocar durante a semana, o que geralmente eram aquelas mini pizzas). Nada muito "nossa, que au pair abusada" ou coisa do tipo, coisas basicas pra minha sobrevivencia.

No comeco era belezinha, ela comprava tudo pra mim, eu nao conhecia marca de nada entao tava tudo muito bom, tudo muito bem. Dai as compras foram diminuindo, as vezes ela passava duas semanas sem ir ao mercado porque esquecia. Ela comia igual um ratinho, ninguem almocava em casa, eu nao tinha que dar comida pro mais velho porque ele tava sempre na escola, e tambem nao ia comer a comida do baby ne? Minha solucao durante varias semanas foi delivery - pois eh pois eh, eu pedia comida, pagava uns 15 a 20 dolares toda vez, e sempre no mesmo lugar, porque naquele fim de mundo que eu morava so o Domino's e o Jerry's entregavam. Conheci o cardapio todinho dos dois. Dai eu passei a final de semana ir com o boy no Giant e fazer a festa, comprava um monte de coisa e escondia no meu quarto. Comprava miojo pra janta, snacks e bebidas.

Assim que eu cheguei nessa casa, eu vi que a situacao era outra: geladeira sempre cheia, a pantry mais entupida ainda. Cheio de coisa gostosa. A fofa nao me deu restricoes na hora de escolher o que comer e sempre que ia no mercado, me dava um papel pra eu fazer uma lista. Incluindo aqueles itens ali, agora eu coloco banana, morango, um suco ou cha pra beber, mac n cheese, enfim, coisas gostosas. Ela sempre compra a mais e nunca faltou comida nessa casa. Sempre que ela vai na Target ela me avisa e pergunta se eu preciso de algo, e durante esse tempo, eu precisei de algumas coisas tipo porta-escova-de-dente, uma lixeira pro quarto, etc, esse tipo de coisa "basica" - ela sempre comprou e nunca cobrou.

Todas as vezes que eu sai com as kids pra algum lugar, ela sempre me deixou com o cartao dela e dinheiro, pra levar eles pra comer algo e tal. Dai quando eu voltava pra casa, eu entregava o cartao. E assim acontecia, todos os dias era aquele pega cartao/devolve cartao. Ate que um dia ela virou pra mim e falou que eu podia ficar com o cartao, que ela tinha outros e aquele ali era pra eu usar com as kids e coisa e tal. Alias, ela falou isso no dia que ela pediu pra eu ir no pet store comprar racao pros cachorros (eu tava indo de qualquer jeito, comprar comida pros guinea pigs, ai ela aproveitou e me pediu esse favor). Alem disso ela falou que eu podia passar a comida dos guinea pigs no cartao dela. Quis dar um beijo na bochecha da mulher, 20 doletas que eu deixei de gastar! Na mesma semana eu fui na Target comprar umas coisas e perguntei se ela precisava de algo, ela pediu pra eu comprar fraldas e comida pra baby, que ela tinha uns coupons e eu podia usar todos. Ainda me deu um de $5 de desconto pra eu pagar minhas coisas. Fui la bonitinha e comprei as comidas pra baby. Segundo passo alcancado!

Dai a partir desse dia eu fiquei com o cartao. O proximo passo seria conquistar o "direito" de fazer as compras de groceries, porque mesmo a fofa sempre inovando e comprando novas coisinhas gostosas pra mim, sempre comprando a melhor marca de tudo, ainda assim nao se compara a voce mesma fazer as compras. Ainda mais porque eu fiquei mal acostumada de fazer grocerie shopping depois de quase 1 ano fazendo isso aos weekends. E a oportunidade surgiu ontem: a fofa saiu cedo e tava super atarefada, voltou na hora do almoco com umas sacolinhas da target com fraldas e tal. Comentei que eu vi que tava faltando um monte de coisa, que os green beans que as kids gostam tinha acabado, que o leite tava acabando e o cereal tambem. Perguntei se ela queria que depois do meu meeting (eu tive meeting ontem a noite) eu parasse na Harry's Teeter (aqui do lado de casa) e comprasse algumas coisas. Ela agradeceu e falou que sim, eu falei pra ela fazer uma listinha que eu comprava. Claro que eu fiz a minha listinha tambem, ne?

Depois do meeting fui la, comprei tudo que tava faltando, comprei a marca da mini pizza que eu gosto, e vim feliz e contente pra casa. To doida pra isso virar uma coisa rotineira e eu ser a encarregada, nem ligo de fazer no meu tempo off, porque nada eh melhor que a liberdade de se escolher o que vai comer.

PS: falando em liberdade, vao la no blog da Luna conferir meu post sobre isso! Minha participacao especial no blog mais realista de au pair :D

4 comments:

  1. Parabéns pela conquista Larissa, você merece!

    ReplyDelete
  2. Acompanho seu blog já tem o maior tempão, e posso falar? Fico TÃO feliz de ver como essa família é bacana! Sério mesmo! Depois de tudo o que você passou, você realmente sentiu o cuidado de Deus! Que Ele continue abençoando sua vida ai!

    ;)

    ReplyDelete
  3. Obrigada pelas palavras lindas flor :D

    ReplyDelete