Aug 24, 2011

#29

Finalmente o post mais esperado do universo de toda au pair: o do visto. Todo mundo (pelo menos quem viu no facebook) já sabe a resposta, mas vou contar a super saga que foi. Preparadas pro próximo capítulo da minha novela mexicana?

Quando eu tive meu match, agendei o visto no mesmo dia. Pra quem não sabe, toda quarta meu pai e o “chefe” dele (que é mais amigo que chefe) vão pra Brasília trabalhar, então seria certo que eu ia tirar o visto numa quarta feira. Eu queria pro dia 17, mas o consulado não abriu, então ficou pra hoje mesmo. Agendei, beleza, fui contar pro meu pai. PRA QUÊ.

Ele não achava que o amigo dele (pq ele vai de carona – trocadilho com o nome do blog?) sairia mais cedo por minha causa, já que eles geralmente saem ás 6 da manhã, e se nós saíssemos nesse horário eu ia chegar mais que atrasada, já que meu visto estava agendado pra 8:10. Aí ele sugeriu que eu fosse dia 23 e ficasse em um hotel, mas quase caiu pra trás quando viu que a diária mais barata era R$110. Sem chances, né pessoal? A pessoa mora a 3 hrs de Brasília e vai ficar em hotel? Acabou que o amigo dele ligou e falou que a gente ia sair mais cedo sim senhor!

Eu passei a semana toda fingindo que o v-day não estava próximo (Fe e Su que o digam). Passei o email pro meu padrinho pedindo todos os documentos dele, e passei pra minha mãe a relação dos docs que ela teria que pegar dela e do meu pai. Beleza né?
Segunda feira a noite, eu não tinha NADA em mãos. Mandei email pro meu padrinho e a noite ele mandou os docs, ficou faltando um que ele iria mandar terça feira. Daí minha mãe imprimiu tudo e saiu atrás dos dela e do meu pai. Ela chegou aqui em casa umas 18hrs e CADÊ alguns docs do meu padrinho? Ela não tinha impresso dois (um com os contracheques e o outro com a cnh dele xerocada) Ligamos pro meu pai (que passou a tarde na lan house imprimindo tudo) e pedimos pra ele imprimir. Nisso a contadora deles também não tinha passado o imposto de renda dos dois (e quando passou, os DOIS endereços estavam errados). Papai chegou com tudo, tudo lindo e perfeito né? Não de novo.

Eles tinham esquecido de pegar o dinheiro pra eu pagar a taxa do sedex. Corre no caixa eletrônico, pega o dinheiro do sedex + táxi + passagem pra Goiânia + almoço. Quando deu a noite eu comecei a desesperar, mas minha mãe me acalmou e eu fui ouvir música e tentar dormir, isso 23hs. Consegui dormir 2:20am. Pra acordar as 4am. Lindo né?

Acordei, tomei banho e fui me arrumar, nem tomei café e o chefe do meu pai chegou, saímos correndo, eram 15 pras 5 e fomos viajar. Eu dormi a viagem inteira, fiquei ouvindo música e tentando não pensar (com sucesso). NIQUI ouvindo o rádio descobrimos o que o que o que? MST fazendo passeata no eixo monumental (o caminho mais perto pra chegar no consulado). Rodamos a cidade INTEIRA, demos quinhentas voltas e 7:50 minha mãe liga desesperada perguntando se eu já tinha entrado. Não, né gente? Pra quem conhece Brasília, nessa hora eu estava no Setor Hospitalar (algo assim).

Chegamos no consulado EXATAMENTE às 8:05 (meu horário era 8:10, lembram?) e eu fui colocar as coisas numa van-guarda-volumes que tinha na porta. Meu pai encrencou de deixar meus dois celulares lá (um eu uso só pra internet) e acabou ficando com o outro pra ele, eu deixei o que eu uso pra net lá mesmo, pra poder postar no grupo do facebook assim que saísse do consulado.

Beleza, entrei na fila das 8hrs, 3 pessoas na minha frente, foi super tranquilo, tinha uma senhora na minha frente – mal sabia eu que era o anjo em forma de gente.
Entrei, tudo muito lindo, um monte de cadeira vazia e eu fui pra fila de mostrar os documentos, em Brasília eles pedem os documentos do sponsor na pré-entrevista. Mostrei tudo e fui sentar (a senhorinha sentou do meu lado) e ficamos conversando a toa até a hora das digitais, fui lá, tirei, 2 segundos.

Daí que enquanto eu estava na fila da pré-entrevista (que foi relativamente rápida, tinham umas 30 pessoas na minha frente) eu fiquei observando o único guichê aberto – o 4. Era um português que estava lá (sotaque fortíssimo) e eu fiquei desejando ir com ele, ele parecia estar concedendo todos os vistos.

Beleza, voltando pra enquanto eu estava sentada esperando ser chamada pra entrevista. Aquela senhora que entrou comigo, se sentou ao meu lado, como eu já disse, e conversa vai, conversa vem (ela mora em Brasília mesmo) eu perguntei como fazia pra chegar na rodoviária de ônibus/táxi/a pé/whatever. Ela se ofereceu pra me levar, o filho dela ia sair da faculdade e busca-la lá, e eles iriam me levar. Adorei né? Conversei com uma outra menina também, as duas estavam só renovando o visto de turista e nisso eu fui ficando tranquila e até esquecendo aonde eu estava/o que eu estava pra fazer. Fiquei zen mesmo.

Aí os guichês 3 e 5 abriram (o 2 permaneceu fechado, e os outros 3 eram pras impressões digitais) e eu percebi que o 3 fazia a entrevista muito rápido, e o alto falante dele estava super alto, da onde eu estava dava pra ouvir tudo. Além do que ele estava aprovando todos também, e percebi que o 5 fazia muitas perguntas, era um loiro lindo com cara de alemão. Minhas duas “amiguinhas” foram pra entrevista, depois pra fila do sedex e eu fiquei plantada lá, jurando que a senhora tinha ido embora. Sentou uma outra moça ao meu lado, e ficamos observando os guichês, eu já estressada com a demora (fiquei quase 3hrs esperando) e torcendo pra não ir no 5. Mas como a moça disse, do jeito que ela era azarada ela iria no 5 mesmo, e eu, conhecendo minha “sorte”, soltei que provavelmente eu também. E não deu outra, senha 223, guichê 5. Segue a entrevista:

EU: Bom dia
Consul mais lindo do universo: Bom dia (sem olhar pra mim)
Consul: Fala ingles?
EU: Um pouco
Consul: Ok, lets practice
EU: ok
Consul: Where are u going?
EU: Upper Marlboro, in Maryland
Consul: (conferindo no papel) Yes, au pair, right?
EU: yes
Consul: Will u study there?
EU: yes, because the agency requires us to study 6 credits to complete the program
Consul: and what will u study there?
EU: as I study International Relations here, i intend to improve my english doing ESL classes.. you know, English as Second Langu...
Consul: Yes, so you'll work on Itamaraty! (animado)
EU: I hope so (rindo)

Dai ele pediu um minuto e desligou o microfone, pq chegou um outro cara la mostrando um passaporte pra ele, dai ele digitou umas coisas referente ao passaporte que o homem levou.
Dai ele ligou o mic de novo e começou a me passar os documentos, enquanto disse:

Consul: ok Larissa, your visa was approved
EU: thanks!
Consul: and keep this paper ALWAYS with you (mostrando o DS seila o que, o que a agencia manda)
EU: So you think its better to keep a copy with me?
Consul: Yes, you cannot lose this paper, dont put it on your pocket or jacket, keep it safe (sorrindo)
EU: Ok, then I just need to pay the sedex tax?
Consul: yes, its right there

Ai eu fui saindo e ele abriu a boca tipo querendo dizer algo, ai eu virei e ele "Bom di.. good morning" ai eu "bom dia" e sai. FIM!

Foi SÓ isso gente! Não pediu nenhum documento, e me deu aquele panfleto com os direitos do imigrante e falou que se eu tivesse qualquer problema, pra eu não passar aperto porque eu tinha direitos! Daí fui pra fila do sedex, conversei com a moça da minha frente, que fez a entrevista no guichê 4 (com o português) e falou que ouviu a minha toda em inglês e que o consul fez trocentas perguntas pra ela! No fim das contas amei ter ido com o loirinho lindo.

Aí saí, fui no guarda-volumes pegar minhas coisas e já fui perguntando como que eu chegava na rodoviária. Não é que a senhora da carona me aparece detrás da Kombi “brigando” comigo, que eu tava arrumando táxi pra ir sendo que ela estava me esperando? Ela foi um anjo que Deus mandou viu, porque ela me levou na rodoviária, ficou 1hr esperando eu sair do consulado e fomos conversando e foi super.

Cheguei lá 12:00, comprei a passagem pra 13hrs e fui almoçar, postei no grupo, liguei pra Suelen, pra minha mãe, e meu celular não acaba os créditos E a bateria? Lindo né? Mas deu pra avisar todo mundo, meu pai já chegou com o outro celular e deu tudo certo! Mandei um email pra minha hosta assim que saí do consulado também, contando que tinha conseguido e ela respondeu super feliz.

E ah, um adendo que minha mãe me contou: meu pai ficou tão doido atrás de mim, porque eu demorei muito lá dentro, que fez ela ligar no consulado atrás de mim. E ela ligou, haha, mas não adiantou de nada. Minha ficha ainda não caiu, que eu realmente CONSEGUI MEU VISTO! E que dia 18 embarco pra NY. Só sei que eu quero fazer minhas malas logo, amanhã vou providenciar a CNH permanente e depois a PID, e pronto.

E se todo o meu processo foi uma novela mexicana, acho que posso dizer que esse foi o seu final feliz.

21 comments:

  1. Lariiiiiiii...
    Post liindo, post mais que esperado!!
    Eu fiquei numa agonia aqui em casa.. Olhava facebook, conferia se o cel tava ligado, conferia que o Cel nao estava no silencioso... Hahaha
    Que alivio neeeh?
    Agora estamos na mesma parte do processo. :D
    Fiquei agoniada com essa busca pelos documentos. Da uma agonia e um medo de esquecer algo neh?

    Parabens, Parabens!!! Você merece demaaaaaaais!!

    E os teus pais sao uma comediaaaaa.. O que falaram pra tua mae quando ela ligou pro consulado??
    hahaha
    Beijos e aproveita!

    ReplyDelete
  2. Aii Bona final feliz nisso, sim sim Final porque agora começa uma nova fase com direito a uma novo começo, right?
    Sai logo da novela mexicana e começa um seriando americano kkkkk
    Toda sorte do mundo La:D
    Espero poder te encontrar no USA.

    Beijão no Coração

    ReplyDelete
  3. Parabéns Larissaa


    :D agora boraa arumar as malas!!
    já já estará no Sazunidos!!

    bjux

    ReplyDelete
  4. Eu tô um CACTUS!! rsrss... a gripe me derrubou aqui.
    Mas eu levantei com o seu post!! huahuahaha...
    brincadeira... mas tô melhorando agora! E não pensava que eu poderia sentir uma sensação tão boa com essa gripe toda!

    Ai, Lari... já parou pra pensar que tudo o que você idealizou está tão próximo?? Você é mais do que merecedora! Estou feliz demais!!
    Esse post é o mais lindooooooooooooo!! hehehe...
    Que pena que eu estava off quando tudo isso aconteceu... tipo, off mesmo... de cama. :(

    PARABÉNSSSS!!! EU QUERIA GRITAR AQUI!! Mas minha garganta não deixa!

    Cara... agora que venha aquele Outono lindo, que venha a neve, que venha o verão, que venha as fraldas... rsrsrss, ok, as fraldas a gente pula por hora... mas que venha sua independência, seu sonho... seu English muito better... sua High College, ou School College... sei lá... seu vôo pra Neeeew Yoooork... nada necessariamente nessa ordem, claro! Mas que seja uma experiência muito linda e rica... e looonnngaaaa!! E enriquecedora pra sua mente, corpo e alma! Que seja tudo LINDO!!!

    Agora você já tem o visto, a Sú já tem o visto... só poderei estar mais radiante o dia que estivermos pisando em solo americano, as 3 juntas, olhando pra trás e lembrando da nossa luta... nosso esforço, espera, aflição e contando conquista-à-conquista!
    Eu já esperava que lá fosse tudo lindo... mas sei que com você e a Sú, será ainda mais especial! *-*

    Um PARABÉNS DO TAMANHO DO MUNDO!! Sucesso e muitas felicidades!!
    Agora é manter o sorriso no rosto e esperança no coração!

    Let's do it! Vamos correr pra felicidade que nos espera... PROS MOMENTOS INESQUECÍVEIS E LINDOS... que serão nossa história mais tarde... história que contaremos aos nossos filhos, aos nossos netos e bisnetos... sim, porque viveremos muito!! E muito felizes de ter podido fazer essa escolha... de dividirmos momentos tão especiais... crescermos acima de tudo e poder contar tudo num livro. hehehe... um livro feliz... cumprir nossa missão!
    Sério... estou FELIZ!! Tenho certeza que será o momento de nossas vidas... eu sinto isso!
    Parabéns!!!

    Mil beijos e um abraço que eu vou poder te dar pessoalmente, logo-logo! I can't wait for it! *-* ♥

    ReplyDelete
  5. Que lindo... finalmente hein La?!
    A pouco tempo vc tava lamentando não ter fechado o match com aquela primeira familia achando q ia demorar horrores p conseguir outra e agora tá aí FINALMENTE podendo fazer a mala!!!
    Tô tão feliz por vc e minha ficha tb nao caiu ainda q vc já ta indo rsrs
    Desejo tooooda a felicidade do mundo nessa nova etapa da sua vida. Dá pra ver q tem alguém LÁ EM CIMA q gosta muito de vc.. =D

    Aproveita e quebra tudoooo kkkkkk
    Milhões de beijos!!!

    ReplyDelete
  6. Lariiii.. OMG! Parabéns!!! Nossa, quando li no FB fiquei muito feliz, até comentei com minha mãe! kkk.. Eu fico imaginando quando for minha vez.. não conseguir ficar como vc: zen! Eu sou muito ansiosa.. não vou sossegar! kkkk...
    Agora, vem cá.. quem é essa anja que pousou na sua vida!? Te deu carona e ainda te esperou la fora!? Vc economizou uma graninha boa, hein! =D

    Agora, corre com as malas e com a PID.. e por falar em malas. Já sabe oq vai levar?

    Então, a family que foi bem seca já até saiu do meu app.. eu não gostei deles, pedi tanto pra Deus tira-los de lá.. kkk Conversamos uma vez so por Skype.. parecia que tava sendo um sacrifico pra ela, ela tava meio no mundo da lua.. NÃO GOSTEI!
    Agora, to na fila again.. esperando a perfect family! =D Obrigada pela força e por torcer por mim! ;)

    Beeijo grande!
    E mais uma vez... Parabééééns! =D

    ReplyDelete
  7. ô Lari.... esses contratempos é que nem final de novela mexicana quando a vilã que todo mundo achava que já estava detida, ou morta sei lá, consegue escapar e sequestra o filho do mocinho e da mocinha... só pra dar aquele arrepio final na barriga hahahahahah DEMAIS!!! adorei parabens...Se Deus quiser ainda esse ano tô lá tbm ea gente vai pro cruzeiro em cancun hahahaha :P beijo

    ReplyDelete
  8. Agora você vai ter um ataque do coração esperando chegar pelo correio e ficar na dúvida mil vezes se entendeu errado, se era só brincadeira, sacanagem do cônsul, daí vai rir da sua própria cara e seu coração vai pular quando o Sedex bater na sua casa... Angústia nunca acaba!!! Taum feliz por vc!!!

    ReplyDelete
  9. Que final mais lindooooo Larisss.....Parabénssss...tu merece viu....
    E novela mexicana com final feliz sempre....agora vamos para a segunda parte...um recomeço, uma nova folha no livro da vida =) e que nessas novas folhas tu possa escrever muitas experiencias e alegrias....

    Bjks

    ReplyDelete
  10. Oi Lalá!

    Eu também nem acredito que agora podemos dizer que deu tudo CERTO, foi uma luta incrível para todos nós até chegarmos aqui.
    Você soube direitinho retratar todos os momentos de segunda-feira até quarta, foi realmente um sufoco, nossa... mas, agora é só alegria.
    Ontem enquanto vc estava lá, eu e o seu pai ficamos aflitos demais, pode ter certeza de que o nosso medo era do visto não ser concedido e ter que ver você passar por esta decepção, mas, graças à Deus isso não aconteceu e vc foi abençoada do início ao fim, em tudo mesmo.

    Eu pedi tanto que sua vovó (minha maezinha, que está no céu)te acompanhasse o tempo todo e te ajudasse em tudo que fosse preciso, que nada me tira da cabeça que foi ela quem mandou esta senhora te esperar e te dar a carona até a rodoviária. Eu já agradeci tanto, no fundo eu sabia que tudo ia acabar assim. Muito lindo!!!

    Filha, você merece tudo o que está acontecedo de bom, pois, você conquistou todas as vitórias pelos seus próprios méritos.
    Estou orgulhosa de você, PARABÉNS!!!

    Agora vamos para os próximos e melhores capítulos, arrumar as malas, comprar os presentes que faltam, providenciar a carteira definitiva, a PID e aguardar o tão esperado dia 18 de setembro, ebáááá...

    Meninas, eu continuo torcendo por vocês e tenho a mesma certeza que tive com a Lalá, VAI DAR TUDO CERTO PARA VOCÊS TAMBÉM!!!

    Um beijão para todas e um especial pra vc, filhinha... eu te amo!!!
    Mami.

    ReplyDelete
  11. Lariiii.. to chorando aqui de emoção com o comentario da Fe e da tua mãe..

    Que coisa liiinda!!
    Pessoas especiais como você merecem um mooonte de carinho como vc ta recebendo. Muito feliz por ti.
    Bjuu

    ReplyDelete
  12. Nossaaaaaaaaaaaaa, que maravilha. Olha, me tira uma dúvida... é impressão minha ou rolou um flerte entre você e o consul?

    ReplyDelete
  13. Hurummmmmmmmmmmmmmmmmmm\o/\o/
    Agora sim!!!
    Bora arrumar as malas =)
    Bjao

    ReplyDelete
  14. Só tenho a dizer, PARABÉNS!
    Agora está cada dia mais perto. Aproveita este momento porque fiquei boba por uma semana, pensando "tanto susto só para isto? deve ser pegadinha, preciso ver meu visto"... rs E só me acolmei quando meu visto chegou.

    Boa sorte, se cuida
    Beijão

    Vanessa

    ReplyDelete
  15. Nossa! Add o consul no Facebook? Seria engraçado. Hehehe. Não precisa add, mas custa nada procurar só pra ver as fotos e tals. Hhehe. Você já fez isso? Beijos!

    ReplyDelete
  16. Oi Lariii.. olha, boa sorte com a mala! kkkk.. Não sei vc, mas eu odeio fazer malas! Faço, depois refaço, e refaço denovo! kkk... Vc teve sorte de conversar com ela durante todo o tempo! =D
    Bom, a PID, sai rapidinho. Vc vai levar o VTM? Eu peguei o meu, eu achei legal o sistema dele mais é um trampinho pra carregar o bicho! =D

    Muito obrigada pela força, e tb espero que a familia perfeita pra mim venha o mais rápido possivel! E claaaaaro que torço pra ser pertinho de ti, mew!

    Beeijo beijooo

    ReplyDelete
  17. Parabéééénssss! =)

    Boa sorte pra próximas a enfrentar essa situ, inclusive eu! rs

    Beijoos :**

    ReplyDelete
  18. Aaaai, brigada pelo elogio ao inglês. Até eu tô espantada, porque fiz curso apenas de 1999 a 2002 e nunca morei fora nem nada. Mas vejo muito filme. Meu nível na CC foi o 6 e o cara que fez meu teste disse que o 7 é para Americanos. Hhehe. Ele disse que eu não sou normal. Adorei.

    Eu não quis botar muita foto mesmo não, pra não ficar cansativo. E siiiim, meus monstrinhos da escola são suuuper fofos. Hheheh.

    Brigadão pela força.

    Beeeeeeijos!

    ReplyDelete
  19. hauahiauhahahahahaha... Lari... o que eu vou fazer da minha vida sem você por perto agora? ^^"

    ReplyDelete
  20. Oiiii,

    Que coincidência heim??? O resultado igualzinho!!! rsrsrsrs...

    Espero ter a mesma sorte que vc e fechar logo com uma host family legal.
    :)

    Beijos e volta logo para contar as novidades!!!

    ReplyDelete
  21. curti teu blog. :)
    parabéns pelo visto e boa sorte nos usa, beeeeeeeeem legal!
    agora tem um menino aqui sim, hahah, vou acompanhar sempre.
    beijo.
    p.s.: tu havia comentado no meu blog, em um post sobre minha eurotrip.
    vamos acompanhar, mas tô super a fim mesmo, vendo várias coisas, e tal.

    ReplyDelete